No último post falei que estava com equipamentos novos. Fiz uma série de testes de funcionamento a dei uma testada breve no Live, Pro Tools e no Cakewalk Pro 9 que é meu companheiro de tempos.
Meu primeiro problema foi ouvir a gravação e a guia ao mesmo tempo quando ligava a interface. Descobri que ela toma conta de tudo e que para ouvir e gravar ao mesmo tempo precisarei usar as saidas que a interface me dão. Outro problema acontecia que era pendurar o cursor do mouse quando utilizando a interface no pro tools e no Live. Descobri que isto acontecia por causa do meu hub usb. Além de travar o cursor, o mouse ficava com sensibilidade diferente.
Consegui gravar no Cakewalk Pro audio 9 ouvindo a gravação quando utilizei a saida para fones da interface. Os problemas passados foram resolvidos mas agora preciso diminuir a latência, ficou horrivel o que gravei, gravei no tempo mas ficou tudo fora de tempo em relação a guia.
Este blog foi criado para documentar as captações e demais etapas de gravações dos discos da 7to9 e de outras investidas minhas.
5/05/2011
Novas aquisições
Mês passado andei engrossando a tecnologia de meu suposto Home Estúdio. Comprei uma interface da M-Audio, a Fast Track Pro 4x4.
Juntamente com ela recebi duas versões de Pro Tools a demo da versão 7 e a M-Powered 8 além do Ableton Live. Até o momento era um tanto impossível alguém como eu que gravava com placa de som comum ter acesso ao Pro Tools mas agora eu poderei aprender e talvez até escolhe-la como a minha plataforma para as futuras gravações. Na primeira vez que abri o programa achei complicado, congelou o cursor do meu mouse mas hoje em dia lendo alguns manuais rápidos posso dizer que não terei muito trabalho pra aprender.
Outra coisa ótima é que tenho lido bastante e aprendido alguns conceitos novos pois antigamente eu utilizava o Cakewalk Pro Audio 9 e uma placa onboard e com a interface nova muita coisa muda.
Além da Fast Track comprei também um microfone da Behringer, o conhecido C-3
11/29/2009
7to9
As gravações abaixo foram encontradas recentemente. Vieram orginalmente de fitas e suas gravações já tem uma cara de tempo. Foram coisas que gravamos dentro do Middle Finger studio na época que o Silvério comandava as baterias e o Digão tocava baixo. Se comparadas com hoje algumas delas tem diferenças das versões que atualmente tocamos. Cabe ressaltar também a existência de That´s Everything uma música que nunca tocamos em shows e gravações apenas no Home Recordings VOL I. Nada restou já tocamos ela ao vivo mas ela nunca foi muito ativa em nossos ensaios, temos uma gravação dela ainda não lançada no que seria um Home Recording VOL II.
A qualidade é bem superior considerando que gravamos num deck de fita K7.
- Download
- Download
- Download
- Download
- Download
- Download
- Download
- Download
- Download
A qualidade é bem superior considerando que gravamos num deck de fita K7.
- Download
- Download
- Download
- Download
- Download
- Download
- Download
- Download
- Download
10/14/2009
Retomada nas gravações
Nos últimos dias tenho procurado antigos arquivos de músicas em meus backup´s aqui em casa. Encontrei uma série de coisas que ainda não foram disponibilizadas/lançadas na internet e nem finalizadas eu diria. Foi uma série de gravações que eu e o jax iniciamos no fim de 2005 e na época se tratariam de algo como um Home Recordings VOL II.
Algumas faixas destas gravações foram disponibilizadas no Myspace e hoje são conhecidas como Identifier, Life´s True, Between His Heart e Man Ape. Estas quatro foram músicas que demos por finalizadas nesta época. Todas elas tocamos com a banda em 2006/2007 na temporada que o Maurício estava tocando com agente. Temos tocado elas nos últimos ensaios que fizemos este ano também.
São coisas que foram criadas por mim de 99 pra cá, coisas do Jax, de 2004 pra cá que formam mais ou menos umas 20 músicas. A retomada agora é para podermos finalizar esta "fase" e partirmos para coisas novas com a banda.
Pegamos para trabalhar 12 músicas :
Nada restou - esta música é uma das mais antigas dessa leva e iniciei ela sozinho em 99 mais ou menos. Tocamos ela ao vivo no Toca da Galera e possivelmente em outros shows da era Cachaça, sim, o mesmo da Pública. Tocamos ela em ensaio sempre mas acho q foi só na época do Cachaça que tocamos ao vivo. Tem letra em português criada e cantada por mim(Arlen) na maior parte do tempo e no refrão eu e o jax trocamos frases mais ou menos como acontece em Gabriela. Diria que faltariam uns 20% de captações para terminarmos ela.
My wife´s girlfriend - esta música é outra antiga, mais ou menos 2000/2001. Nem tem letra e o nome não tem nada a ver com a melodia. É uma coisa meio "espanhola" feita e tocada no violão. É de uma coisa meio lado B pois tocamos ela muito pouco eu e o jax para tocar. Nunca me senti a vontade com estas músicas mais antigas pra tocar com a banda por serem coisas bem diferentes do que tocamos com a seven2nine ao vivo. Esta tem apenas a bateria feita no fruity loops e possivelmente 90% de trabalho de captação, pré produção, várias coisas para terminar.
Metau - Baladinha de metal estilo Skid row style. Eu e o jax a fizemos em 2005 meio na brincadeira mas ficou legal e tocamos pra frente. Tem bastante coisa pronta inclusive uma introdução com guitarra épica do Fabricio que foi gravada nas sessões de gravação do primeiro disco* lá em casa. Precisamos fazer a letra e ainda gravar alguns solos esbanjar no efeito "colinas" porque ela merece, para manter a piada viva. Tem até pianos "November Rain" nesta musica, muito engraçado.
Nada restou.
Alguma forma - Esta é outra minha das antigas 98/99 e foi feita por mim, algumas vezes tocada com a banda que tinhamos chamada Proofs. É uma coisa detestável tipo uma baladinha em portugues, quase um Legião Urbana/Lemonheads que o jax até gosta de tocar mas nunca tive coragem para fazermos com a banda. Ela precisa ser gravada novamente a voz, com letra em português e gravar as guitarras para ver se tem salvação ou mesmo se cabe ser disponibilizada na internet.
Alguma forma.
Arrest in house - Este nome é de sua versão antiga e foi até gravada com a banda Proofs. Em 2004 fiz uma letra em português e eu e o jax temos tentado mudar a letra. É uma melodia bem massa ao estilo Teenage Fanclub(Sparhy´s Dream) e como ela iniciou comigo, tem grandes chances de ser bem parecida com Tramandaí que foi a ultima faixa de nosso primeiro disco*. Depois de um tempo fui detectar que fui altamente influenciado, para não dizer que inocentemente criei uma coisa que já existia. Aquela antiga música da Carly Simon "Nobody Does it better" que o Radiohead gravou anos atrás e ela tem muito em comum no refrão. Falta bem pouca coisa para ser terminada se não alterarmos novamente a letra que é altamente depressiva e tem muita coisa de experiências minhas recentes e meu estado de espírito.
Arrest in house.
Saw can you tears - Esta música foi feita pelo Jax e pelo baiano. Tocamos ela juntos eu e o jax e em ensaios. Foi gravada naquelas toscas demos gravadas em fita por mim e pelo Jax com a Jana de REC/PAUSE. Foi tocada nas primeiras vezes que eu e o Jax nos reunimos e algumas vezes tocadas com a banda. Fui um idiota e preguiçoso porque nunca conseguir ver uma segunda guitarra ali, muitas vezes toco apenas algumas partes. Grande som. Também está com 90% do serviço sujo pronto.
.
Fugazi - esta segue o mesmo estilo e características da anterior. Tocamos ela desde as primeiras sessões, tocamos quase nenhuma vez com a banda e ainda não tem letra pronta. Falta pouca coisa para ser terminada. Não sei se alguém criou ela junto com o Jax mas, eu não fui ehehe.
Fugazi.
Into the cities - outra música originalmente criada pelo Jax e, quase foi liberada junto das 4 canções que citei no início do post. Já tocamos ela com a banda desde a fase do Maurício e tem pianos e outras coisas. Deve ter sido criada pelo Jax em 2004/2005. Falta pouquissima coisa pra terminarmos a captação se é que ainda não está pronta.
.
Rita lee - Esta foi criada nas sessões do Home Recordings 1 e ela tem uma estranha similaridade com aquela música da Rita Lee "Meu bem você me dá..." e também com o movimento Grunge dos anos 90. Não tem letra mas uma cantoria aleatória minha e do jax e o refrão tem até o Marcelo cantando junto. Ela foi completamente rejeitada na época do Home Recordings VOL I e não sei se agora terá sorte diferente. Uma bizarrice que não tem nada a ver com a 7to9 diga-se de passagem. Diria que temos 5% dela pronta eheheh.
Além destas com nomes ou apelidos temos a conhecida como "MBV nro 10" que como o nome já diz é bem My Bloody Valentine que tem bastante coisa pronta inclusive um teclado doente. Temos a conhecida como "Nro 18 - nova" que é do Jax tipo 2005/2006 e tocamos muito pouco ela juntos. E a última música que eu e o jax fizemos juntos mesmo e foi criada em 2007 que, é bem massa.
Mbv nro 10.
.
* primeiro disco gravado com a banda mas na ordem seria o segundo ou terceiro sob a alcunha 7to9.
Algumas faixas destas gravações foram disponibilizadas no Myspace e hoje são conhecidas como Identifier, Life´s True, Between His Heart e Man Ape. Estas quatro foram músicas que demos por finalizadas nesta época. Todas elas tocamos com a banda em 2006/2007 na temporada que o Maurício estava tocando com agente. Temos tocado elas nos últimos ensaios que fizemos este ano também.
São coisas que foram criadas por mim de 99 pra cá, coisas do Jax, de 2004 pra cá que formam mais ou menos umas 20 músicas. A retomada agora é para podermos finalizar esta "fase" e partirmos para coisas novas com a banda.
Pegamos para trabalhar 12 músicas :
Nada restou - esta música é uma das mais antigas dessa leva e iniciei ela sozinho em 99 mais ou menos. Tocamos ela ao vivo no Toca da Galera e possivelmente em outros shows da era Cachaça, sim, o mesmo da Pública. Tocamos ela em ensaio sempre mas acho q foi só na época do Cachaça que tocamos ao vivo. Tem letra em português criada e cantada por mim(Arlen) na maior parte do tempo e no refrão eu e o jax trocamos frases mais ou menos como acontece em Gabriela. Diria que faltariam uns 20% de captações para terminarmos ela.
My wife´s girlfriend - esta música é outra antiga, mais ou menos 2000/2001. Nem tem letra e o nome não tem nada a ver com a melodia. É uma coisa meio "espanhola" feita e tocada no violão. É de uma coisa meio lado B pois tocamos ela muito pouco eu e o jax para tocar. Nunca me senti a vontade com estas músicas mais antigas pra tocar com a banda por serem coisas bem diferentes do que tocamos com a seven2nine ao vivo. Esta tem apenas a bateria feita no fruity loops e possivelmente 90% de trabalho de captação, pré produção, várias coisas para terminar.
Metau - Baladinha de metal estilo Skid row style. Eu e o jax a fizemos em 2005 meio na brincadeira mas ficou legal e tocamos pra frente. Tem bastante coisa pronta inclusive uma introdução com guitarra épica do Fabricio que foi gravada nas sessões de gravação do primeiro disco* lá em casa. Precisamos fazer a letra e ainda gravar alguns solos esbanjar no efeito "colinas" porque ela merece, para manter a piada viva. Tem até pianos "November Rain" nesta musica, muito engraçado.
Nada restou.
Alguma forma - Esta é outra minha das antigas 98/99 e foi feita por mim, algumas vezes tocada com a banda que tinhamos chamada Proofs. É uma coisa detestável tipo uma baladinha em portugues, quase um Legião Urbana/Lemonheads que o jax até gosta de tocar mas nunca tive coragem para fazermos com a banda. Ela precisa ser gravada novamente a voz, com letra em português e gravar as guitarras para ver se tem salvação ou mesmo se cabe ser disponibilizada na internet.
Alguma forma.
Arrest in house - Este nome é de sua versão antiga e foi até gravada com a banda Proofs. Em 2004 fiz uma letra em português e eu e o jax temos tentado mudar a letra. É uma melodia bem massa ao estilo Teenage Fanclub(Sparhy´s Dream) e como ela iniciou comigo, tem grandes chances de ser bem parecida com Tramandaí que foi a ultima faixa de nosso primeiro disco*. Depois de um tempo fui detectar que fui altamente influenciado, para não dizer que inocentemente criei uma coisa que já existia. Aquela antiga música da Carly Simon "Nobody Does it better" que o Radiohead gravou anos atrás e ela tem muito em comum no refrão. Falta bem pouca coisa para ser terminada se não alterarmos novamente a letra que é altamente depressiva e tem muita coisa de experiências minhas recentes e meu estado de espírito.
Arrest in house.
Saw can you tears - Esta música foi feita pelo Jax e pelo baiano. Tocamos ela juntos eu e o jax e em ensaios. Foi gravada naquelas toscas demos gravadas em fita por mim e pelo Jax com a Jana de REC/PAUSE. Foi tocada nas primeiras vezes que eu e o Jax nos reunimos e algumas vezes tocadas com a banda. Fui um idiota e preguiçoso porque nunca conseguir ver uma segunda guitarra ali, muitas vezes toco apenas algumas partes. Grande som. Também está com 90% do serviço sujo pronto.
.
Fugazi - esta segue o mesmo estilo e características da anterior. Tocamos ela desde as primeiras sessões, tocamos quase nenhuma vez com a banda e ainda não tem letra pronta. Falta pouca coisa para ser terminada. Não sei se alguém criou ela junto com o Jax mas, eu não fui ehehe.
Fugazi.
Into the cities - outra música originalmente criada pelo Jax e, quase foi liberada junto das 4 canções que citei no início do post. Já tocamos ela com a banda desde a fase do Maurício e tem pianos e outras coisas. Deve ter sido criada pelo Jax em 2004/2005. Falta pouquissima coisa pra terminarmos a captação se é que ainda não está pronta.
.
Rita lee - Esta foi criada nas sessões do Home Recordings 1 e ela tem uma estranha similaridade com aquela música da Rita Lee "Meu bem você me dá..." e também com o movimento Grunge dos anos 90. Não tem letra mas uma cantoria aleatória minha e do jax e o refrão tem até o Marcelo cantando junto. Ela foi completamente rejeitada na época do Home Recordings VOL I e não sei se agora terá sorte diferente. Uma bizarrice que não tem nada a ver com a 7to9 diga-se de passagem. Diria que temos 5% dela pronta eheheh.
Além destas com nomes ou apelidos temos a conhecida como "MBV nro 10" que como o nome já diz é bem My Bloody Valentine que tem bastante coisa pronta inclusive um teclado doente. Temos a conhecida como "Nro 18 - nova" que é do Jax tipo 2005/2006 e tocamos muito pouco ela juntos. E a última música que eu e o jax fizemos juntos mesmo e foi criada em 2007 que, é bem massa.
Mbv nro 10.
.
* primeiro disco gravado com a banda mas na ordem seria o segundo ou terceiro sob a alcunha 7to9.
1/26/2008
A guerra pelo som mais alto
Esta matéria da Roling Stone tem muitas informações sobre a doença que surgiu junto com aquela velha história do vinil e do CD.
Baseado nas diferenças de frequencias e volumes possíveis na mídia CD as bandas e, seus produtores começaram a produzir CD´s cada vez mais alto. Trilhas beirando a distorção digital(0dB) e, a master final completamente ensurdecedora e, cada banda querendo soar mais alto privando a qualidade do produto mas primando pelo susto do ouvinte na hora da reprodução.
Esta matéria da Roling Stone tem muitas informações sobre a doença que surgiu junto com aquela velha história do vinil e do CD.
Baseado nas diferenças de frequencias e volumes possíveis na mídia CD as bandas e, seus produtores começaram a produzir CD´s cada vez mais alto. Trilhas beirando a distorção digital(0dB) e, a master final completamente ensurdecedora e, cada banda querendo soar mais alto privando a qualidade do produto mas primando pelo susto do ouvinte na hora da reprodução.
4/11/2007
Produções por aí a fora
Aqui, gostaria de citar algumas produções que, me atraem muito. Vamos aos produtores então...
Ed Stasium - Este cara me fez pirar no fim dos anos 80 pelos discos do Living Colour. Pirei com este cara porque eu era apaixonado pela banda e, pouco tempo depois escutei o "Mondo Bizarro" um dos melhores discos do Ramones na minha opinião e, descobri também que o produtor era o mesmo. Hoje no site dele achei a informação que ele mixou também outros discos que curti muito, como :
- Baby Animals - Shaved and Dangerous
- The Smithereens - 11
- Hoodoogurus - Kinky e Crank
Além de 3 discos do Reverendo Horton Heat, Talking Heads, o cara é muito talentoso e, consegue tirar um som de caixa de bateria muito massa. Deixa todos os instrumentos na cara durante a mixagem, talento indiscutível.
Nigel Godrich - produtor mais conhecido por seus trabalhos com o Radiohead que, é uma das minhas bandas favoritas. Este cara teve muita sorte. Trabalhava em um estúdio onde o Radiohead estava gravando algumas coisas com outro produtor e, ele era apenas um técnico residente no estúdio. O produtor principal teve que se ausentar e, ele acabou produzindo a música Black Star(se não me engano) e, a banda se apaixonou pelo resultado. No disco que viria depois(Ok Computer) ele trabalhou como produtor e, gravou Kid, Amnesiac e, até hoje é um dos preferidos da banda.
Seus trabalhos incluem o último do Pavement que, pra mim tem a melhor produção de todos os discos deles. Alguns do Beck e, ultimamente foi premiado pelo não menos excelente disco do Paul McCartney, Chaos in the Backyard.
Discos :

Adriana Partimpim - Neste caso o sucesso da produção deve-se tanto ao produtor quanto a seleção de músicos e técnicos que participaram deste album. Os produtores foram a própria Adriana Calcanhoto, Dé Palmeira e, Sacha Amback. Porém, é um disco que começou nos idos de 1999 e, foi retomado em 2003. Além dos produtores e, músicos participaram também o excelente Kassin(outro grande destaque em produção e, musicalidade), Domênico e Moreno. A riqueza dos arranjos, a perfeição das letras é uma coisa fora do comum e, eu, era um cara que antigamente odiava a Adriana e, hoje, simplesmente respeito ela muito por culpa deste disco e, claro do Heitor afinal foi por culpa dele que ouvi este disco. Posso dizer que, este foi o primeiro disco que meu filho me aconselhou a ouvir, me mostrou, apresentou mesmo que, indiretamente.
...
Enfim, em breve falarei mais de outros produtores e, outros discos que me tocam profundamente.
Ed Stasium - Este cara me fez pirar no fim dos anos 80 pelos discos do Living Colour. Pirei com este cara porque eu era apaixonado pela banda e, pouco tempo depois escutei o "Mondo Bizarro" um dos melhores discos do Ramones na minha opinião e, descobri também que o produtor era o mesmo. Hoje no site dele achei a informação que ele mixou também outros discos que curti muito, como :
- Baby Animals - Shaved and Dangerous
- The Smithereens - 11
- Hoodoogurus - Kinky e Crank
Além de 3 discos do Reverendo Horton Heat, Talking Heads, o cara é muito talentoso e, consegue tirar um som de caixa de bateria muito massa. Deixa todos os instrumentos na cara durante a mixagem, talento indiscutível.
Nigel Godrich - produtor mais conhecido por seus trabalhos com o Radiohead que, é uma das minhas bandas favoritas. Este cara teve muita sorte. Trabalhava em um estúdio onde o Radiohead estava gravando algumas coisas com outro produtor e, ele era apenas um técnico residente no estúdio. O produtor principal teve que se ausentar e, ele acabou produzindo a música Black Star(se não me engano) e, a banda se apaixonou pelo resultado. No disco que viria depois(Ok Computer) ele trabalhou como produtor e, gravou Kid, Amnesiac e, até hoje é um dos preferidos da banda.
Seus trabalhos incluem o último do Pavement que, pra mim tem a melhor produção de todos os discos deles. Alguns do Beck e, ultimamente foi premiado pelo não menos excelente disco do Paul McCartney, Chaos in the Backyard.
Discos :
Adriana Partimpim - Neste caso o sucesso da produção deve-se tanto ao produtor quanto a seleção de músicos e técnicos que participaram deste album. Os produtores foram a própria Adriana Calcanhoto, Dé Palmeira e, Sacha Amback. Porém, é um disco que começou nos idos de 1999 e, foi retomado em 2003. Além dos produtores e, músicos participaram também o excelente Kassin(outro grande destaque em produção e, musicalidade), Domênico e Moreno. A riqueza dos arranjos, a perfeição das letras é uma coisa fora do comum e, eu, era um cara que antigamente odiava a Adriana e, hoje, simplesmente respeito ela muito por culpa deste disco e, claro do Heitor afinal foi por culpa dele que ouvi este disco. Posso dizer que, este foi o primeiro disco que meu filho me aconselhou a ouvir, me mostrou, apresentou mesmo que, indiretamente.
...
Enfim, em breve falarei mais de outros produtores e, outros discos que me tocam profundamente.
3/30/2007
Redução de ruídos
Até dois meses atrás eu sabia que haviam vários programas e plug ins redutores de ruídos para áudio e outras aplicações. Sabia também que, um dos melhores era o Noise Reduction do SoundForge.
Nos últimos dias tomei conhecimento do X-Noise, X-Hum e outras maravilhosas ferramentas da Waves e, sinceramente esta empresa tem os melhores engenheiros e, técnicos em matéria de plug ins.
Em breve mais comentários.
Nos últimos dias tomei conhecimento do X-Noise, X-Hum e outras maravilhosas ferramentas da Waves e, sinceramente esta empresa tem os melhores engenheiros e, técnicos em matéria de plug ins.
Em breve mais comentários.
Ultimas etapas
Nos últimos dias estive ausente daqui e, de meu outro blogue porque na minha empresa bloquearam estas atividades.
Estou aqui hoje para dizer/escrever que na última Terça Feira terminei a mixagem dos instrumentos de todas as 10 faixas do disco. Claro que, ainda terei algumas coisinhas pra fazer, alguns fades, inserir alguns reverbs e, compressores na bateria mas, agora o serviço sujo está praticamente feito.
Assim que terminarem meus cursos, na próxima semana, estarei dando início a esta etapa junto com os "embelezamentos" dos vocais, junto com estes "servicinhos" que ainda faltam. Até porque com os vocais muitas coisas podem mudar.
O trabalho tem sido árduo, mais pela falta de tempo, cansaço do que propriamente o serviço em si. Além disso, é complicado mixar músicas que você fez ou ajudou a fazer. Chegava uma hora que, eu estava há mais de meia hora, num trecho de 30 segundos tentando tirar água de pedra ou, sem definição do que seria melhor mas, enfim...uma hora eu dou por terminada a mixagem e, parto pra master.
Estou aqui hoje para dizer/escrever que na última Terça Feira terminei a mixagem dos instrumentos de todas as 10 faixas do disco. Claro que, ainda terei algumas coisinhas pra fazer, alguns fades, inserir alguns reverbs e, compressores na bateria mas, agora o serviço sujo está praticamente feito.
Assim que terminarem meus cursos, na próxima semana, estarei dando início a esta etapa junto com os "embelezamentos" dos vocais, junto com estes "servicinhos" que ainda faltam. Até porque com os vocais muitas coisas podem mudar.
O trabalho tem sido árduo, mais pela falta de tempo, cansaço do que propriamente o serviço em si. Além disso, é complicado mixar músicas que você fez ou ajudou a fazer. Chegava uma hora que, eu estava há mais de meia hora, num trecho de 30 segundos tentando tirar água de pedra ou, sem definição do que seria melhor mas, enfim...uma hora eu dou por terminada a mixagem e, parto pra master.
1/06/2007
Mixagem & Masterização
Foram completadas mais de 50 horas de mixagem até o momento. As faixas estão cada melhores e, a cada dia algo via se tornando mais perceptível ou mais no seu lugar.
Todas os canais da bateria foram devidamente mexidos e, aplicado somente equalizações sutis e, Limiter quando necessário. Sony Eq tem se mostrado meu favorito e, é o único Equalizador que utilizei até agora. Para o Limiter, usei tanto o Cakewalk limiter que apenas limita realmente não adicionando nenhum brilho extra e, o Waves L1 Ultra Maximizer que, por sua vez além de limitar dá todo um colorido especial ao som. Ainda não apliquei compressão e, reverb nas baterias e, nem sei ainda se o farei. Se for o caso, será feito após o refinamento de todos instrumentos e vozes.
Os canais graves do Contrabaixo estão prontos. Utilizei o Sony EQ para as equalizações. O Antares Tube 1.02 foi utilizado e dá todo um colorido especial com suas simulações de amplificadores valvulados, infelizmente a licensa dele acabou e, agora estou num dilema. Além disso, usei o Ultrafunk Compressor no baixo que, deixou as linhas mais precisas e, constantes por toda a música.
Para o xilofone eo piano elétrico(Theres no place e ,Thinkin on the road, respectivamente) feito com o Yamaha da minha mãe eu apliquei equalizações ainda mais sutis que nos outros instrumentos. Acabei dando uma acertada no tempo de duas marteladas do xilofone.
Estou atualmente mexendo nas guitarras de Theres no place like home. Em todas elas tenho usado o Sony EQ, o Antares Tube, Ultrafunk compressor e, em alguns casos o Cakewalk Limiter e, o Waves L1 Ultra Maximizer. Haviam trechos que tinham sido gravados no fim da música que eu nem lembrava mais existir e, ontem com a aplicação do compressor nelas pude finalmente levantar os volumes e, então dar um colorido todo especial no fim da música. Thinkin on the road já tem uma primeira versão pronta e, apenas os vocais tem que ser mexidos e, é claro, salvo os casos de aplicar um reverb e, um compressor nos canais da bateria.
Os próximos passos agora são terminar as guitarras de Thinkin on the road e, tentar novamente instalar o Antares Tube porque é uma ferramente indispensável e, será muito útil em State of Grace.
Todas os canais da bateria foram devidamente mexidos e, aplicado somente equalizações sutis e, Limiter quando necessário. Sony Eq tem se mostrado meu favorito e, é o único Equalizador que utilizei até agora. Para o Limiter, usei tanto o Cakewalk limiter que apenas limita realmente não adicionando nenhum brilho extra e, o Waves L1 Ultra Maximizer que, por sua vez além de limitar dá todo um colorido especial ao som. Ainda não apliquei compressão e, reverb nas baterias e, nem sei ainda se o farei. Se for o caso, será feito após o refinamento de todos instrumentos e vozes.
Os canais graves do Contrabaixo estão prontos. Utilizei o Sony EQ para as equalizações. O Antares Tube 1.02 foi utilizado e dá todo um colorido especial com suas simulações de amplificadores valvulados, infelizmente a licensa dele acabou e, agora estou num dilema. Além disso, usei o Ultrafunk Compressor no baixo que, deixou as linhas mais precisas e, constantes por toda a música.
Para o xilofone eo piano elétrico(Theres no place e ,Thinkin on the road, respectivamente) feito com o Yamaha da minha mãe eu apliquei equalizações ainda mais sutis que nos outros instrumentos. Acabei dando uma acertada no tempo de duas marteladas do xilofone.
Estou atualmente mexendo nas guitarras de Theres no place like home. Em todas elas tenho usado o Sony EQ, o Antares Tube, Ultrafunk compressor e, em alguns casos o Cakewalk Limiter e, o Waves L1 Ultra Maximizer. Haviam trechos que tinham sido gravados no fim da música que eu nem lembrava mais existir e, ontem com a aplicação do compressor nelas pude finalmente levantar os volumes e, então dar um colorido todo especial no fim da música. Thinkin on the road já tem uma primeira versão pronta e, apenas os vocais tem que ser mexidos e, é claro, salvo os casos de aplicar um reverb e, um compressor nos canais da bateria.
Os próximos passos agora são terminar as guitarras de Thinkin on the road e, tentar novamente instalar o Antares Tube porque é uma ferramente indispensável e, será muito útil em State of Grace.
12/04/2006
Fim de semana
Sexta Feira escutamos juntos, eu , Gustavo e Jax as equalizações que eu tinha previamente feito no início da semana. Aproveitamos ainda para corrigir pequenos erros.
No Sábado terminei toda a limpeza dos tons e, dei uma pequena conferida em alguns pontos que ainda tinham conflito. No domingo dei uma verificada que, o canal da caixa também está com uma fuga enorme e, iniciei os trabalhos para limpar este canal também. Trabalho muito mais complicado e, demorado que a etapa dos tons pelo fato que, a caixa é mil vezes mais utilizada.
Ainda existe muito a fazer mas, se tudo acontecer no ritmo de semana passada, no fim de semana estarei aplicando as equalizações e, trabalhando a bateria de cada música em separado.
No Sábado terminei toda a limpeza dos tons e, dei uma pequena conferida em alguns pontos que ainda tinham conflito. No domingo dei uma verificada que, o canal da caixa também está com uma fuga enorme e, iniciei os trabalhos para limpar este canal também. Trabalho muito mais complicado e, demorado que a etapa dos tons pelo fato que, a caixa é mil vezes mais utilizada.
Ainda existe muito a fazer mas, se tudo acontecer no ritmo de semana passada, no fim de semana estarei aplicando as equalizações e, trabalhando a bateria de cada música em separado.
11/30/2006
Clean Tons

Terça e Quarta Feira entrei num processo de dar uma limpada nos canais pertencentes aos tons e, o surdo. Isto se mostrou necessário em virtude das equalizações especiais que aplicarei nestes canais. Como existe muita fuga da caixa e, dos pratos nestes canais, achei por bem tentar limpar os canais dos tons e, surdos para poder dar uma atenção melhor para estas peças, assim como para usar as maravilhas que o mundo estéreo nos proporciona.
Acima tem uma foto que, ilustra melhor as captações da bateria para este disco. Dois microfones no alto para captar a ambiência e, os pratos. Perto de cada um dos tons outros microfones e, o microfone do surdo escondido ali. Um entre a caixa e, o xipô, outro de ambiência ao lado do xipô e para o bumbo foi utilizado um trigger.
11/28/2006
Presets de EQ para bateria
Ontem, Segunda Feira(27/11/06) terminei de adicionar os Presets de Equalização em todos os canais da bateria. Os presets todos estão definidos para caixa, prato, bumbo e tons e, são configurações iniciais. Em um segundo momento, cada música e, preset terá sua sintonia fina para se adequar ainda mais ao respectivo som.
É importante salientar que, mesmo que os presets ainda não tenham sido personalizados para cada música/peça, o resultado já está bastante satisfatório.
Ontem iniciei também a limpeza dos canais dos tons. Temos 3 canais, dois para cada ton e, um para surdo. Todos 3 utilizam o mesmo preset a princípio mas, como tem muita fuga e, a EQ está dando ênfase aos médios do ton achei de bom tamanho dar uma "limpada" nestes canais tirando um pouco da fuga de pratos, caixa e, cymbals que estão por lá. Com isto é possível trabalhar ainda mais definidamente nos graves da bateria.
É importante salientar que, mesmo que os presets ainda não tenham sido personalizados para cada música/peça, o resultado já está bastante satisfatório.
Ontem iniciei também a limpeza dos canais dos tons. Temos 3 canais, dois para cada ton e, um para surdo. Todos 3 utilizam o mesmo preset a princípio mas, como tem muita fuga e, a EQ está dando ênfase aos médios do ton achei de bom tamanho dar uma "limpada" nestes canais tirando um pouco da fuga de pratos, caixa e, cymbals que estão por lá. Com isto é possível trabalhar ainda mais definidamente nos graves da bateria.
1 etapa : Nivelação dos volumes das faixas
26/11/06
Dei a nivelada geral nos níveis de todas as músicas e, agora elas estão quase no mesmo nível, quase porque na medida que vai se aplicando algumas equalizações o volume médio muda um pouco e, isto tem que ser verificado novamente.
Além disso, comecei a montar os "presets" de equalização dos canais da bateria. Pelo que pude ver, não me parece precisar de muita coisa nas guitarras porque tem tantos canais que, as frequências já estão bem distribuidas e o que vier será lucro. Caso que não é compartilhado pela bateria.
Para se ter uma idéia, apenas caixa e , bumbo estão completamente separados nos canais. As outras peças são todas com ambiências, acredito eu 5 canais. O Gustavo pode me corrigir mas, pelo que vejo hoje, tinha um mic no meio dos tons, um perto do surdo, um perto do prato de condução, um perto do cymbals e, um nos hi hats no lado oposto do condução.
O bumbo é meio fruity loops, dei uma melhorada com equalização e, até agora foi o unico efeito que coloquei, vou dar a opção do Gustavo dar uns palpites pra deixar mais de acordo como ele quer(eheheh). A caixa, os pratos já estão bem massa sem reverb nem nada. Consegui colocar mais na cara os tons e, o surdo pois antes estava muito escondido, até porque, nestes dois canais tem pratos, caixa e um monte de coisas que "fugiram" por ali. Inclusive, o Seba tem microfones bons o que salva um pouco ele mas, ficou horrivel a captação. Tem coisas que aparece mais caixa do que a própria peça que o microfone deveria estar captando melhor, talvez até seja culpa do Gustavo mas duvido.
Vamos ver como será o andamento nesta semana mas, se tudo correr bem, acho que sexta feira terei uma prévia das equalizações da bateria para o gustavo me dizer o que achou. A minha idéia é deixar pronta a equalização das baterias em todas as faixas, conforme aprovado, já pegarei com o Gustavo o reverb pra ele ter uma noção de como quer ficar e, preparo o preset também para posteriormente congelar a bateria e, passar para o baixo, teclados e guitarra.
Como falei antes, esta parte de colocação dos efeitos é complicada de, trabalharmos todos juntos, é necessário que eu use os fones já que não tenho monitores decentes e, além disso é necessário um silêncio para fazer. Com nós todos ali, na salinha ouvindo, sem monitores decentes também fica complicado o pessoal opinar porque, na real, cada um vai ouvir um resultado diferente a nivel de graves e agudos.
Isto não quer dizer também que serei um fascista na mixagem. Nem quero.
Assim que as equalizações da bateria estiverem boas, agente se encontra lá em casa o gustavo escuta e, dá suas opiniões, agente corrige e, eu testo com ele os reverbs pra na semana seguinte colocar. Assim que isto tudo estiver pronto, podemos combinar de, eu levar a CPU lá no JAx, onde a sala é mais ampla e, podemos todos ficar numa posição quase ideal de "escuta" e dae todo mundo pode opiniar escutando como tá ficando e, este processo será feito também na mixagem final dos volumes de cada canal.
Abraço a todos, manterei todos informados em todos os passos.
Dei a nivelada geral nos níveis de todas as músicas e, agora elas estão quase no mesmo nível, quase porque na medida que vai se aplicando algumas equalizações o volume médio muda um pouco e, isto tem que ser verificado novamente.
Além disso, comecei a montar os "presets" de equalização dos canais da bateria. Pelo que pude ver, não me parece precisar de muita coisa nas guitarras porque tem tantos canais que, as frequências já estão bem distribuidas e o que vier será lucro. Caso que não é compartilhado pela bateria.
Para se ter uma idéia, apenas caixa e , bumbo estão completamente separados nos canais. As outras peças são todas com ambiências, acredito eu 5 canais. O Gustavo pode me corrigir mas, pelo que vejo hoje, tinha um mic no meio dos tons, um perto do surdo, um perto do prato de condução, um perto do cymbals e, um nos hi hats no lado oposto do condução.
O bumbo é meio fruity loops, dei uma melhorada com equalização e, até agora foi o unico efeito que coloquei, vou dar a opção do Gustavo dar uns palpites pra deixar mais de acordo como ele quer(eheheh). A caixa, os pratos já estão bem massa sem reverb nem nada. Consegui colocar mais na cara os tons e, o surdo pois antes estava muito escondido, até porque, nestes dois canais tem pratos, caixa e um monte de coisas que "fugiram" por ali. Inclusive, o Seba tem microfones bons o que salva um pouco ele mas, ficou horrivel a captação. Tem coisas que aparece mais caixa do que a própria peça que o microfone deveria estar captando melhor, talvez até seja culpa do Gustavo mas duvido.
Vamos ver como será o andamento nesta semana mas, se tudo correr bem, acho que sexta feira terei uma prévia das equalizações da bateria para o gustavo me dizer o que achou. A minha idéia é deixar pronta a equalização das baterias em todas as faixas, conforme aprovado, já pegarei com o Gustavo o reverb pra ele ter uma noção de como quer ficar e, preparo o preset também para posteriormente congelar a bateria e, passar para o baixo, teclados e guitarra.
Como falei antes, esta parte de colocação dos efeitos é complicada de, trabalharmos todos juntos, é necessário que eu use os fones já que não tenho monitores decentes e, além disso é necessário um silêncio para fazer. Com nós todos ali, na salinha ouvindo, sem monitores decentes também fica complicado o pessoal opinar porque, na real, cada um vai ouvir um resultado diferente a nivel de graves e agudos.
Isto não quer dizer também que serei um fascista na mixagem. Nem quero.
Assim que as equalizações da bateria estiverem boas, agente se encontra lá em casa o gustavo escuta e, dá suas opiniões, agente corrige e, eu testo com ele os reverbs pra na semana seguinte colocar. Assim que isto tudo estiver pronto, podemos combinar de, eu levar a CPU lá no JAx, onde a sala é mais ampla e, podemos todos ficar numa posição quase ideal de "escuta" e dae todo mundo pode opiniar escutando como tá ficando e, este processo será feito também na mixagem final dos volumes de cada canal.
Abraço a todos, manterei todos informados em todos os passos.
A quem chegar aqui...
Meu nome é Árlen e, criei este blogue para manter informados os músicos da banda seven2nine a respeito dos progressos, passos e, demais atividades envolvidas na mixagem e masterização do primeiro disco da seven2nine que está sendo feita neste momento a cargo a meu cargo.
Assinar:
Postagens (Atom)