1/06/2007

Mixagem & Masterização

Foram completadas mais de 50 horas de mixagem até o momento. As faixas estão cada melhores e, a cada dia algo via se tornando mais perceptível ou mais no seu lugar.

Todas os canais da bateria foram devidamente mexidos e, aplicado somente equalizações sutis e, Limiter quando necessário. Sony Eq tem se mostrado meu favorito e, é o único Equalizador que utilizei até agora. Para o Limiter, usei tanto o Cakewalk limiter que apenas limita realmente não adicionando nenhum brilho extra e, o Waves L1 Ultra Maximizer que, por sua vez além de limitar dá todo um colorido especial ao som. Ainda não apliquei compressão e, reverb nas baterias e, nem sei ainda se o farei. Se for o caso, será feito após o refinamento de todos instrumentos e vozes.

Os canais graves do Contrabaixo estão prontos. Utilizei o Sony EQ para as equalizações. O Antares Tube 1.02 foi utilizado e dá todo um colorido especial com suas simulações de amplificadores valvulados, infelizmente a licensa dele acabou e, agora estou num dilema. Além disso, usei o Ultrafunk Compressor no baixo que, deixou as linhas mais precisas e, constantes por toda a música.

Para o xilofone eo piano elétrico(Theres no place e ,Thinkin on the road, respectivamente) feito com o Yamaha da minha mãe eu apliquei equalizações ainda mais sutis que nos outros instrumentos. Acabei dando uma acertada no tempo de duas marteladas do xilofone.

Estou atualmente mexendo nas guitarras de Theres no place like home. Em todas elas tenho usado o Sony EQ, o Antares Tube, Ultrafunk compressor e, em alguns casos o Cakewalk Limiter e, o Waves L1 Ultra Maximizer. Haviam trechos que tinham sido gravados no fim da música que eu nem lembrava mais existir e, ontem com a aplicação do compressor nelas pude finalmente levantar os volumes e, então dar um colorido todo especial no fim da música. Thinkin on the road já tem uma primeira versão pronta e, apenas os vocais tem que ser mexidos e, é claro, salvo os casos de aplicar um reverb e, um compressor nos canais da bateria.

Os próximos passos agora são terminar as guitarras de Thinkin on the road e, tentar novamente instalar o Antares Tube porque é uma ferramente indispensável e, será muito útil em State of Grace.

12/04/2006

Fim de semana

Sexta Feira escutamos juntos, eu , Gustavo e Jax as equalizações que eu tinha previamente feito no início da semana. Aproveitamos ainda para corrigir pequenos erros.

No Sábado terminei toda a limpeza dos tons e, dei uma pequena conferida em alguns pontos que ainda tinham conflito. No domingo dei uma verificada que, o canal da caixa também está com uma fuga enorme e, iniciei os trabalhos para limpar este canal também. Trabalho muito mais complicado e, demorado que a etapa dos tons pelo fato que, a caixa é mil vezes mais utilizada.

Ainda existe muito a fazer mas, se tudo acontecer no ritmo de semana passada, no fim de semana estarei aplicando as equalizações e, trabalhando a bateria de cada música em separado.

11/30/2006

Clean Tons


Terça e Quarta Feira entrei num processo de dar uma limpada nos canais pertencentes aos tons e, o surdo. Isto se mostrou necessário em virtude das equalizações especiais que aplicarei nestes canais. Como existe muita fuga da caixa e, dos pratos nestes canais, achei por bem tentar limpar os canais dos tons e, surdos para poder dar uma atenção melhor para estas peças, assim como para usar as maravilhas que o mundo estéreo nos proporciona.

Acima tem uma foto que, ilustra melhor as captações da bateria para este disco. Dois microfones no alto para captar a ambiência e, os pratos. Perto de cada um dos tons outros microfones e, o microfone do surdo escondido ali. Um entre a caixa e, o xipô, outro de ambiência ao lado do xipô e para o bumbo foi utilizado um trigger.

11/28/2006

Presets de EQ para bateria

Ontem, Segunda Feira(27/11/06) terminei de adicionar os Presets de Equalização em todos os canais da bateria. Os presets todos estão definidos para caixa, prato, bumbo e tons e, são configurações iniciais. Em um segundo momento, cada música e, preset terá sua sintonia fina para se adequar ainda mais ao respectivo som.

É importante salientar que, mesmo que os presets ainda não tenham sido personalizados para cada música/peça, o resultado já está bastante satisfatório.

Ontem iniciei também a limpeza dos canais dos tons. Temos 3 canais, dois para cada ton e, um para surdo. Todos 3 utilizam o mesmo preset a princípio mas, como tem muita fuga e, a EQ está dando ênfase aos médios do ton achei de bom tamanho dar uma "limpada" nestes canais tirando um pouco da fuga de pratos, caixa e, cymbals que estão por lá. Com isto é possível trabalhar ainda mais definidamente nos graves da bateria.

1 etapa : Nivelação dos volumes das faixas

26/11/06

Dei a nivelada geral nos níveis de todas as músicas e, agora elas estão quase no mesmo nível, quase porque na medida que vai se aplicando algumas equalizações o volume médio muda um pouco e, isto tem que ser verificado novamente.

Além disso, comecei a montar os "presets" de equalização dos canais da bateria. Pelo que pude ver, não me parece precisar de muita coisa nas guitarras porque tem tantos canais que, as frequências já estão bem distribuidas e o que vier será lucro. Caso que não é compartilhado pela bateria.

Para se ter uma idéia, apenas caixa e , bumbo estão completamente separados nos canais. As outras peças são todas com ambiências, acredito eu 5 canais. O Gustavo pode me corrigir mas, pelo que vejo hoje, tinha um mic no meio dos tons, um perto do surdo, um perto do prato de condução, um perto do cymbals e, um nos hi hats no lado oposto do condução.

O bumbo é meio fruity loops, dei uma melhorada com equalização e, até agora foi o unico efeito que coloquei, vou dar a opção do Gustavo dar uns palpites pra deixar mais de acordo como ele quer(eheheh). A caixa, os pratos já estão bem massa sem reverb nem nada. Consegui colocar mais na cara os tons e, o surdo pois antes estava muito escondido, até porque, nestes dois canais tem pratos, caixa e um monte de coisas que "fugiram" por ali. Inclusive, o Seba tem microfones bons o que salva um pouco ele mas, ficou horrivel a captação. Tem coisas que aparece mais caixa do que a própria peça que o microfone deveria estar captando melhor, talvez até seja culpa do Gustavo mas duvido.

Vamos ver como será o andamento nesta semana mas, se tudo correr bem, acho que sexta feira terei uma prévia das equalizações da bateria para o gustavo me dizer o que achou. A minha idéia é deixar pronta a equalização das baterias em todas as faixas, conforme aprovado, já pegarei com o Gustavo o reverb pra ele ter uma noção de como quer ficar e, preparo o preset também para posteriormente congelar a bateria e, passar para o baixo, teclados e guitarra.

Como falei antes, esta parte de colocação dos efeitos é complicada de, trabalharmos todos juntos, é necessário que eu use os fones já que não tenho monitores decentes e, além disso é necessário um silêncio para fazer. Com nós todos ali, na salinha ouvindo, sem monitores decentes também fica complicado o pessoal opinar porque, na real, cada um vai ouvir um resultado diferente a nivel de graves e agudos.

Isto não quer dizer também que serei um fascista na mixagem. Nem quero.

Assim que as equalizações da bateria estiverem boas, agente se encontra lá em casa o gustavo escuta e, dá suas opiniões, agente corrige e, eu testo com ele os reverbs pra na semana seguinte colocar. Assim que isto tudo estiver pronto, podemos combinar de, eu levar a CPU lá no JAx, onde a sala é mais ampla e, podemos todos ficar numa posição quase ideal de "escuta" e dae todo mundo pode opiniar escutando como tá ficando e, este processo será feito também na mixagem final dos volumes de cada canal.

Abraço a todos, manterei todos informados em todos os passos.

A quem chegar aqui...

Meu nome é Árlen e, criei este blogue para manter informados os músicos da banda seven2nine a respeito dos progressos, passos e, demais atividades envolvidas na mixagem e masterização do primeiro disco da seven2nine que está sendo feita neste momento a cargo a meu cargo.